22 agosto 2007

Os Simpsons - O Filme

Os Simpsons - O Filme (The Simpsons Movie, 07)

Sempre gostei da série animada. Não é por menos que fui conferir o filme na estréia. Os Simpsons são para mim porvavelmente o que há de melhor na TV hoje. Sabendo mesclar o humor nonsense com a crítica, para fazer um dos programas mais inteligentes. As personagens são geniais em suas peculiariedades, desde os principais até os insignificantes, todos eles tem suas características particulares.

Homer é o meu preferido. O gordo, careca, patriarca amarelo é hilário pelo simples ser. Seus atos desinteressados, suas trapalhadas, suas expressões faciais, suas idédias estúpidas... E agora vou bater na mesma tecla, a dublagem é também essencial no personagem. Assisti ao filme legendado pois a brilhante dublagem de Waldyr Sant'Anna foi substítuida após problemas burtocráticos pela de Carlos Alberto. Não culpo este, de maneira alguma, mas está tão aquém do trabalhor de Waldyr, que a essência de Homer não existe mais. Usualmente gosto muito mais da versão nacional, porém nesse caso, preferei a original.

O filme é certamente feito para os fãs ferrenhos. É um belo filme, engraçado e satírico. Aproveita-se bastante das fórmulas da série, e não faz feio. Só que o problema é que, assim, o criador Matt Groening confirma que Os Simpsons é para se ficar na telinha. Pois se for para fazer um longo episódio, não faça filme. Ou faça como um especial para TV. Infelizmente me parece que foi muito mais concebido para se ganhar dinheiro fácil, do que uma nova experiência.

O longa toca na crise do meio ambiente, com a mania de aquecimento global que tem acometido o mundo. Ainda mais depois daquele documentário horrendo do Al Gore. Quando Homer arranja um porco de estimação e tem que se livrar das fezes do animal, resolve jogar no lado de Springfield. O governo comandado por Arnold Schwarzenegger põe uma cápsula em torno da cidade, e ao descobrirem que Homer é o culpado, começa-se uma caça às bruxas. Ao criticar a chatice dessas organizações politicamente corretas, Os Simpsons conseguem um efeito muito mais construtivo do que Al Gore. É bom saber isso.

Dentre as sequências a se destacar, temos a brilhante cena em que Homer encena O Homem-Aranha com o porco ("Spider-pig"). A do donuts de graça também é excelente.

Nota: 7,5/10

0 Comentário(s):

Postar um comentário

<< Voltar