30 janeiro 2006

Resultado da enquete "Qual foi o melhor filme de 2003?"

Nada muito surpreendente o resultado desta enquete, com algumas exceções. Obviamente o primeiro lugar foi para "Kill Bill Vol. 1", um filmaço de Tarantino. Todos estavam sedentos pelo novo filme desse sujeito e não se decepcionaram. Outro fator que atribuo é que é o filme mais recente na cabeça dos cinéfilos, portanto sendo o mais lembrado na hora da escolha. Sem tirar os méritos da obra de Tarantino, realmente um filmaço, posição merecida. E mesmo tendo sido completamente esquecido no Oscar, se provou mais popular que todos indicados.Tendo sido eleito com 33,67% (67 votos), ou seja, 1/3 dos votos.

O segundo lugar me surpreendeu, era sim minha escolha e o meu voto, mas ele foi tão massacrado que eu jamais esperaria uma segunda posição. Grande destaque. "O Último Samurai" de Edward Zwick e estrelado por Tom Cruise faturou 17,09% (34 votos) dos votos.

O grande vencedor do Oscar 2004, "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", ficou com a terceira posição com 11,56% dos votos (23 votos). Não conseguindo a mesma sorte por aqui que conseguiu em Hollywood, faturando os 11 prêmios a que foi indicado e entrando para história como filme que mais levou Oscar, ao lado de "Titanic" e "Ben Hur". A quarta posição foi a que mais me surpreendeu, apenas 4 votos atrás ficou o excelente "Adeus, Lênin!" (9,55% - 19 votos), quase tirando a posição de terceiro de "O Retorno do Rei". Mesmo considerado um dos melhores filmes do último ano, sempre colocavam "Invasões Bárbaras" a frente, devido ao fato de ambos serem estrangeiros. E aqui provou-se que "Adeus, Lênin!" arrebatou muito mais votos que o concorrente.

Em quinto lugar o experimental e fantástico "Dogville" de Lars Von Trier com 7,04% da preferência (14 votos). Logo atrás vem surpreendentemente "Simplesmente Amor", uma adorável comédia romântica, que conta com excelente elenco. Contou com 5,03% dos votos (10 votos). Empatados em sétimo lugar, vem "Peixe Grande", uma grande fábula de Tim Burton e "Outros", que são filmes que não constam na opções. Um dos filmes citados como melhor que não constaram na lista foi "Mestre dos Mares", que não foi colocado para não poluir muito a enquete e porque achei o filme apenas regular. Mas há quem gostou. Ambos com 4,02% dos votos (8 votos).

Somente em oitavo lugar é que aparece o já citado "Invasões Bárbaras", um ótimo filme canadense, ganhador do Oscar de filme estrangeiro (na qual "Adeus, Lênin!" nem sequer foi indicado), tendo 3,52% (7 votos). Em nono veio o aclamadíssimo "Sobre Meninos e Lobos" (3,02% - 6 votos), que foi uma grande surpresa, todos falaram tão bem deste filme, eu inclusive também gostei bastante e foi penúltimo (vai entender), disputando nas últimas duas semanas este lugar com o último colocado "Cold Mountain". Este foi completamente escrachado pela crítica, mesmo contando com uma excelente equipe, e a maior surpresa do Oscar por ter ficado de fora das categorias principais. Eu achei um ótimo filme, e não entendo o motivo de tanto preconceito, ficando com 3 votos, equivalente a 1,51% dos votos.

Contando com um total de 199 votos, esta enquete se mostroou bastante produtiva, apresentando algumas boas surpresas. Já no ar, uma homenagem ao Mestre Marlon Brando, eu fiz uma enquete com a pergunta: "Qual o melhor filme com Marlon Brando?" com 10 opções, e por enquanto parece que vai ser meio óbvio o resultado. Mas, votem do mesmo jeito.

Postado originalmente em 13/07/04.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

<< Voltar