30 janeiro 2006

O Espanta Tubarões

O Espanta Tubarões (Shark Tale, 2004)

Certo, eu esperava algo deste filme. Achei que poderia ser superior a "Procurando Nemo", afinal teria de tudo para ser (história, atores, visual das personagens, etc), mas não, o filme prova ser tudo aquilo que a Dreamworks Animações nunca foi: infantil, o filme é voltado exclusivamente para pessoas com menos de 10 anos. E isso estraga o filme, previsível, clichê, cheio de liçõezinhas de moral, politicamente correto ao extremo e final mais do que feliz; até parece que a vida é assim, e eu sei é apenas um filme, mas o realismo não precisa ser nulo. O filme não chega a ser um total desastre, tem seus bons momentos, mas não conseguem segurar a grande bobagem que o filme é.

Não sei o que aconteceu com a Dreamworks Animações. Eles porduziram seu conto de fadas sarcástico, "Shrek"; duas fábulas, "Spirit - O Corcel Indomável" e "O Caminho para El Dorado"; e um conto bíblico, "O Príncipe do Egito". Todos com óticas adultas, visando um público mais velho sem largar truques para atrairem o público infantil, e neste fez exatamente o contrário. Perdeu toda aquela inspiração, para produzir algo que dê dinheiro. E o pior é que esse filme tinha
de tudo para ser mais uma fábula "adulta" com toques infantis. Afinal, eles lidão com coisas como diferentes classes sociais e máfias - fazendo algo que "Procurando Nemo" já fez -, ao mostrar como seria nossa sociedade no mar.

Oscar é um peixe malandrão do fundo do mar que sonha em ser "alguém" na vida. Don Lino é o chefe da máfia marítima. Esses dois nunca se encontrariam se Oscar não tivesse levado a glória por matar seu filho (uma âncora caiu e matou-o), tornando-se o herói e celebridade do momento. Don Lino ao saber disso, começa uma perseguição a Oscar.

O que mais me irritou no filme foi Will Smith, a cada momento que se passava eu tinha mais vontade de dar um tiro no infeliz, de tão irritante que é. Usando e abusando daquele horrível linguajar e trejeitos. Não sei porque não mataram ele quando houve a chance. Na verdade o filme é de 3 personagens: Jack Black, Robert De Niro e Martin Scorsese. Todos muito engraçados. E o que me chamou muito a atenção foi o fato de todos os personagens terem a mesma feição dos
atores dubladores.

Gostei muito da cena em que Oscar conta a história do pai, e dos momentos do encontro de "família". E as cenas do romance água com açúcar me fizeram desacreditar no filme.

Outra coisa que queria chamar a atenção foi a péssima escolha para tradução do título. De "O conto dos Tubarões" para " O espanta tubarões", a falta de criatividade é imensa. Podia ser de tudo menos esse título bizarro.

Pelo menos, visualmente falando, o filme é muito bonito. A trilha sonora não desaponta, e o filme se salva neste aspecto. Ainda bem, porque o roteiro não consegue segurar nada.

Nota: 50/100

Escutando: CD (Pet Sounds - The Beach Boys); Música (Vento no Litoral - Legião Urbana)

A Descobrir

Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995) - Com o lançamento da continuação "Antes do Pôr-do-Sol", resolvi assistir este Antes do Amanhecer. E não é que adorei o filme, super intimista, pessimista em relação a vida, mas que sempre conta com um ínfimo de esperança. Jesse e Celine são dois jovens a viajar que se encontram e decidem explorar Viena. E é com a premissa que eles terão até Antes do Amanhecer que eles se tornam uma pessoa, contando e descobrindo sobre a vida. E que venha o segundo. [96]

Postado originalmente em 18/10/04.

1 Comentário(s):

Blogger xixo disse...

meu nome eh xixo e eu tenho um grupo de dança na escola onde trabalho. Tenho uma coreografia e uma musica,em inglês, e não sei o nome da música; sei que ela toca ( brevemente,um trechinho) no filme O espanta tubaroes. È um rap muito gostoso,começa com um monólogo de mulher(...OH,MY GOD,THAT´S A LOOK FOR...RIGHT NOW,GIRLFRIENDS...) e em seguida,um ótimo rítmo para coreografias de street dance (...I LIKE BE ..) (...BABY COME BACK...)
Sei que é quase impossivel,nao sei se esta musica consta na trilha do filme,pq nos extras relativos as musicas,tipo: como dançar,etc. nem se comenta sobre esta música. se alguem puder me ajudar,agradeço desde ja.bjos

novembro 14, 2008 3:26 PM  

Postar um comentário

<< Voltar