30 janeiro 2006

Especial: Abbott e Costello em Os Intocáveis

O meu primeiro especial. Jamais imaginaria que um dia falaria de astros e não sobre filmes. Mas eles merecem. É uma chance das pessoas conhecerem essa dupla. Uma excelente dupla de comediantes que até hoje continua sem grande destaque, pelo menos no Brasil. Um é gordo e outro magro, um é bobo e outro é sério. Sei que parece que estou falando de Lauren e Hardel (O Gordo e o Magro), mas não é. A dupla Abott e Costello é composta por dois gênios da comédia pastelão, com grandes influências de Chaplin e de Lauren e Hardel. Creio que entre os dois ficaria com Costello, o gordo e bobo. É sem dúvida o mais engraçado. Ambos lotaram os cinemas da década de 40 e 50 com seus pastelões de 1h20min. Foram no total 38 filmes entre 1940 e 1956, e infelizmente só pude conferir três filmes dele - os 3 dos 5 que consegui gravar da maratona do Telecine.

Tudo começou quando Bud Abbott encontrou Lou Costello quando trabalhava como caixa no Teatro de Brooklyn. Ele convidou Lou para substituir um cara que estava doente. Foi aí que começou essa amizade. A carreira deles iniciou-se na década de 30, fazendo performances cômicas em bares, teatros e casas de show. Em 1938, eles fizeram pela primeira vez em rede nacional o Kate Smith Hour Radio Show, o que os levou a um contrato com a Universal. O primeiro filmes deles foi lançado em 1940, One Night in the Tropics, servindo apenas como apoio para o estúdio. Mas a Universal não contava que o quadro Who's on First? roubaria o filme, se tornando uma cena clássica, esta cena é ainda utilizada no filme "Rain Man" como uma célebre piada que Charlie conta ao rain Man. Por meados de 1957 a dupla se separou, e em 1959 Lou Costello morreu de ataque cardíaco. Após 15 anos foi a vez de Bud Abbott, que faleceu devido ao câncer.

Eis os três filmes que vi:

Às Voltas com os Fantasmas (Abott and Costello Meet Frankeinstein, 48) [85]

Genial esse filme. Conta a história de dois empregados que trabalham para um serviço de entregas. Uma de suas tarefas é carregar o Drácula e o Frankeinstein em seus restos mortais dentro de caixas. Porém, Drácula não está morto, e quer usar o cérebro de Costello para controlar o monstro. Este é provavelmente o filme mais famoso da dupla por reunir Drácula (mais uma interpretação de Bela Lugosi), Lobisomem e o Monstro do Frankeinstein, que foi muito lembrado no lançamento de "Van Helsing" por também reunir os monstros. Vale muito a pena por Lou Costello, hilário.

Bruxaria (Comin' Round the Mountain, 51) [72]

Gostei também deste filme, que é uma sátira aos caipiras norte-americanos. Quase que uma premonição para "A Família Buscapé". Desta vez Costello descobre ser parente (neto) de uma caipira muito rico, Squeeze Box McCoy, e para conseguir o dinheiro tem de se provar um verdadeiro McCoy. E mais uma vez destaque para Costello, mas Abbott também está muito engraçado. Algumas piadas muito boas, e o que pude notar de bom em seus filmes é que resistem ao tempo.

Abbott e Costello No Planeta Marte (Abbott and Costello Go To Mars, 53) [53]

Tá, este filme é fraco, mas pelo roteiro que em nada inova. Mas vale muito a pena pela dupla. Costello fantástico mais uma vez, e Abbott em seu devido lugar. Costello acidentalmente liga uma espaçonave, junto com Abbott e acabam decolando, indo parar em outro lugar que não Nova York - um de seus destinos é Vênus, onde só vivem mulheres. as partes de exploração das
localidades valem a pena pela dupla.

Outros filmes que pretendo ver: One Night in the Tropics; Abbot and Costello Meet the Killer: Boris Karlof; Abbott and Costello Meet the Invisible Man; Abbott and Costello Meet the Captain Kidd; Abbott and Costello Meet Dr. Jekyll and Mr. Hyde e Abbott and Costello Meet the Mummy.

Em 1994, foi feito um especial com Jerry Seinfeld sobre Abbott e Costello, e foi tansmitido pela NBC. O nome concedido a esta apresentação foi de Abbott e Costello Meet Jerry Seinfeld. Na qual gostaria muito de ver, se alguém souber como me diga.

Sua filmografia pode se encontrada neste link.

Site oficial: Abbott and Costello Meet the Internet

Escutando: CD (Smile - The Beach Boys); Música (Beside You - canção tema de Amor Além da Vida)

Postado originalmente em 16/09/04.

1 Comentário(s):

Anonymous Anônimo disse...

Hoje tenho 44 anos e ainda lembro quando passava na Globo no inicio dos anos 70 os seriados destes dois genios.
Parabén por recordar de pessoas que valiam ouro

março 19, 2008 4:44 PM  

Postar um comentário

<< Voltar