30 janeiro 2006

Drácula de Bram Stoker

Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker´s Dracula, 1992)
- especial para Raphael -

Drácula de Bram Stoker é um filme único. Coppola transformou um livro, que já era fantástico, num filme ainda melhor. Sim, o filme é melhor que o livro, muito melhor... isso ocorre justamente ao filme ter o elemento que o torna tão maravilhoso que não tem no livro: a incrível e bela história de amor entre Drácula e Mina, um romance que atravessa qualquer inimigo, inclusive o tempo...convenhamos, quatro séculos é um bocado de tempo. Eu acho esse filme sensacional, só consigo ver dois defeitos nele: 1 - Eu acho que falta cenas de romance entre os protagonistas, mas eu falo de cenas com a mesma intensidade das cenas da rua ou do absinto. 2 - Keanu Reeves e Winona Ryder.

Não podemos negar que Francis Ford Coppola é um gênio e muito menos que ele é um dos maiores diretores de todos os tempos. Não deve ser fácil conceber obras tão diferentes e colocar seu próprio elemento surpresa nele, que o torna tão fantástico. Vide a "Trilogia - O Poderoso Chefão", "Apocalypse Now" e o próprio Drácula de Bram Stoker, suas temáticas não tem nada em comum, mas todos tem o mesmo elemento chave (não sei qual é, ou o que é, mas está lá presente). Ele consegue no simples fator de percorrer com a câmera em cena, trazer a intensidade das personagens. Trazendo uma mensagem, que está por trás de toda concepção do que é o verdadeiro amor. Segundo a minha opinião, concluído de Drácula, o verdadeiro amor é aquilo que almas gêmeas sentem um pelo outro e nada vai modificá-lo: não é o tempo, a morte, a geração ou mesmo o corpo em que se vive; tudo é baseado na simples sensação de prazer de saber quem é essa pessoa, e que ela é mais importante que tudo que existe ou jamais existiu. Sim, o amor de Drácula consegue ser maior que isso que eu escrevi, muito maior. É difícil expressar algo tão profundo...

Mas, voltando ao filme: Drácula é um ser condenado pela trevas por se rebelar contra Cristo. Johnatan Harker vai até a Transilvânia vender os terrenos ao Conde, porém lá Drácula descobre que o amor de sua vida, Mina, é a noiva de Harker. Acabando numa empreitada para recuperar seu amor, Drácula prende Harker em seu castelo e vai para Londres, onde tem que superar obstáculos.

Gary Oldman está no papel de sua vida, fugacidade, paixão, intensidade, profundidade são algumas das caractrísticas que se pode alegar a ele. Fantástico. Anthony Hopkins como Van Helsing, esse sim é o verdadeiro Van Helsing, não aquele mercenário patético de filme de mesmo nome. Hopkins mais uma vez mostra como se atua, é o cara que não importa que papel faça, se sobressai (neste filme se sobressai, menos nas cenas com Oldman). Agora vem o problema: os apáticos Keanu Reeves e Winona Ryder; não existe química entre eles e ninguém mais do elenco, não quer dizer que eles estejam tão ruins quanto Orlando Bloom em Tróia, mas a presença deles passa-se por despercebido. Poderia ter sido escolhido atores melhores para essas personagens.

Tecnicamente o filme é perfeito, e quando falo perfeito não é uma hipérbole, é a pura verdade. O figurino, a direção de arte, a trilha sonora, a fotografia, a maquiagem... tudo, não tem o que se reclamar das perfeições das cenas, são simplesmente estonteantes de se ver. Vejam a cena da rua, do último encontro em Londres de Mina e Drácula, entre outras. Perfeito... e o prólogo, chega a ser antagônico.

Bom, acho que é só... porque se eu fosse continuar a falar do filme esse post seria interminável, pois é um filme que cada cena merece uma análise, e não generalizada, como eu fiz... mas espero que seja válida e esteja ao patamar dos fãs do filme.

Nota: 100/100

Postado originalmente em 07/06/04.

4 Comentário(s):

Anonymous Anônimo disse...

Revitol сream іs faг more οf a preѵentativе ratheг than
a resolution.

Also visit my ρagе visit site

fevereiro 19, 2013 9:55 PM  
Anonymous Anônimo disse...

The only factοr to do just bеfore picking up any brand, is to comρletely study
іt and consult a specialist.

Αlso visit my wеbpаge buy trilastin

março 19, 2013 6:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

I love my lavа tube!!.

Look at my web page ... Green Smoke Promo Codes

maio 09, 2013 4:09 AM  
Anonymous Anônimo disse...

The way this apparatus is effective is fairly easy.
It uses a incredibly equivalent software package deal to the initial Ford deal.


Here is my web page: actron cp9180 autoscanner

maio 20, 2013 10:31 AM  

Postar um comentário

<< Voltar